segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Xbox Live Indie Games não vai sobreviver à next-gen


Segundo a produtora do jogo Privates e Ben There, Dan That!, o Xbox Live Indie Games (XBLIG) não irá sobreviver a transição da Xbox 360 para o próximo console da Microsoft.

Em entrevista com o site Hookshot Inc, Dan Marshall, fundador da Size Five Games!, disse que a Microsoft tem de admitir que o canal XBLIG tem sido um fracasso.

Marshall foi ao encontro das declarações do site quando referiram que o XBLIG tornou-se um "beco sem saída".

"Este é o meu trabalho o tempo inteiro, por isso preciso ter a certeza que estou fazendo dinheiro suficiente para viver," disse ele ao Hookshot.

"Eu costumava pensar bastante sobre se seria o marketing - muitos dos indies lançam os seus jogos e assumem preguiçosamente que o "boca-a-boca" fará magicamente o resto, mas na verdade dá muito trabalho fazer com que as pessoas percebam o seu jogo, ir até aos sites falar sobre ele, esse tipo de coisas... fazer com que as pessoas desembolsem o seu dinheiro para comprar o jogo."

"Por isso eu agora decidi falar sobre algumas das falhas do XBLIG; quer esteja no XBLA ou no XBLIG, se o jogo tiver análises fantásticas e muita cobertura será que assim mesmo vai vender? As pessoas não são estúpidas - se o Super Meat Boy fosse para o XBLIG depois de tanto falatório sobre o jogo será que continuaria a dar lucro? Ele está apenas num menu diferente!"

"No entanto eu não consigo ver o XBLIG sobrevivendo ao próximo Xbox, você consegue? A Microsoft precisa admitir que o XBLIG tem sido um fracasso, e tem de mudar para algo que esteja entre o XBLIG e o XBLA."

"Façam os jogos indie como deve de ser, tal como faz o Steam. Criem uma loja onde nem tudo possa lá ser posto, mas que haja poucas barreiras para se entrar e que haja uma seleção fantástica dos jogos e nada de porcarias. Será que é muito difícil? Certamente que eles podem contratar alguém para olhar para cada jogo, através do Google, tentando saber o que as pessoas andam a dizer e a fazer, uma espécie de 'controle humano de qualidade'."

"Acho que o que é mais irritante no canal XBLIG é que ele está fazendo um mau serviço para a reputação da indústria dos jogos indie."

Nos últimos meses o XBLIG tem sofrido uma onda enorme de críticas dos produtores independentes.


Fonte: eurogamer.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário