sábado, 17 de dezembro de 2011

A Historia


Conhecendo os Indie Games...

Um pouco de história é sempre bem vindo para entendermos como começou essa "revolução" no mundo dos games.

Jogos independentes são jogos virtuais criados por indivíduos ou pequenas equipes de games sem suporte editora de jogos financeiros. Jogos indie, muitas vezes tem o foco na inovação e dependem da distribuição digital.Os jogos indie tiveram um aumento nos últimos anos, principalmente devido aos novos métodos de distribuição on-line e ferramentas de desenvolvimento. Alguns jogos indie tornaram-se muito bem sucedido financeiramente, como Braid,World of Goo e Minecraft.


Visão Geral

Não existe uma definição amplamente aceita exata do que constitui um "jogo indie".Os indie games são desenvolvidos por indivíduos, equipes pequenas, ou pequenas empresas independentes.E, normalmente,os games são menores do que os títulos mainstream. Desenvolvedores de jogos não são financeiramente apoiados pelos editores e, geralmente, têm pouco ou nenhum orçamento disponível,assim, em geral, contando com sistemas de distribuição de Internet digital.Alguns desenvolvedores indie não tem controle de interesses ou limitações criativas e não necessitam de aprovação do editor como os desenvolvedores de jogos tradicionais costumam fazer.Decisões de projeto são, portanto, também não limitado pelo orçamento atribuído.Além disso, tamanhos menores de equipes aumentam a participação individual.Portanto jogos indie são conhecidos pela inovação, criatividade e experimentação artística.Os desenvolvedores podem também serem limitados na capacidade de criar os gráficos, então eles têm que contar com a inovação de jogabilidade.No entanto, ser "indie" não implica que o jogo se concentra em inovação.
Desenvolvimento de jogos indie não deve ser confundido com desenvolvimento de jogos amadores.Muitos desenvolvedores amadores criam mods de jogos existentes, ou trabalham com tecnologias específicas ou partes do jogo.

Industria

Minecraft é um exemplo de um jogo indie comercialmente bem sucedido.
Os jogos indie começaram em PCs.Os games indie registraram uma subida através de distribuição de shareware no início de 1990.
A indústria de jogos indie tem um interesse constante ao crescimento e popularidade.A indústria registou uma subida íngreme na segunda metade dos anos 2000. A expansão dos jogos pela Internet permitiu a distribuição online, movendo para além das vendas de varejo.De certo modo a Internet permitio aos desenvolvedores a publicação e os jogadores para poderem baixar jogos de plataformas, tais como o Xbox Live Arcade,Steam ou OnLive.Da mesma forma, os desenvolvedores têm acesso a ferramentas como o Adobe Flash ou Microsoft XNA e pacotes de software, como o Game Maker.
Como mainstream da indústria de videogames é comparável à indústria do cinema mainstream, assim é a indústria de jogos indie comparável à indústria cinematográfica independente.No entanto a distribuição do jogo está mudando para o marketing online.Para os desenvolvedores, marketing on-line é muito mais rentável e mais facilmente disponíveis do que o marketing de varejo. Embora, os portais de distribuição terem sido criticados por cobrança de uma grande parcela da receita do jogo,em 2008, um desenvolvedor poderia ganhar cerca de 17% do preço de varejo do jogo e cerca de 85% se for vendido digitalmente.Isto também leva a aparência de projetos criativos mais "arriscados".Além disso, a expansão de redes sociais introduziram jogos para gamers casuais.No entanto, há poucos exemplos de jogos que fizeram grandes lucros.
Argumenta-se sobre a forma como destaque dos jogos indie,atualmente, está na indústria de videogames.A maioria dos jogos não são amplamente conhecidos ou bem sucedidos e atenção da mídia tradicional que continua com títulos mainstream.Isto pode ser atribuído à falta de comercialização para jogos indie.

Comunidade
Desenvolvedores de jogos indie estão envolvidos com vários eventos de indie game shows comerciais, tais como, Independent Games Festival ou Indiecade.
Indie Game Jam (IGJ) é um evento anual que permite que desenvolvedores de jogos indie de experimentar e apresentar idéias sem restrições.IGJ foi fundada por Chris Hecker e Sean Barrett ea primeira realização em março de 2002.A cada ano, IGJ discute diferentes questões sobre a inovação de novas configurações, gêneros e controles.A IGJ foi considerado uma inspiração para a criação de novos eventos mais tarde, incluindo o Game Jam nórdicos e do Game Jam Global (GGJ). GGJ foi realizado pela primeira vez em 2009,
com 1.650 participantes em 53 locais.

*Texto traduzido,adaptado e retirado por Arlei Afonso do site Wikipedia*

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